REPENSAR,
REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR O LIXO NA COMUNIDADE ESCOLAR JÚLIO MESQUITA
Alessandra Cristina
Peres de Souza1
Nestor
viana2
Aline
da Costa Miranda3
Alunos do 9º D, Colégio Estadual Prof. Júlio
Mesquita4
Com
o processo de industrialização surge uma grande preocupação em relação ao lixo,
pois a partir desse momento houve aumento na produção de resíduos. O modelo
econômico atual, contribui e estimula o desperdício, incentiva o consumo
exagerado de produtos industrializados e o uso de embalagens descartáveis não
recicláveis feitos com matéria prima retirada da natureza. Isso faz com que
aumente a quantidade de lixo descartado incorretamente. Outra preocupação está
relacionada à grande quantidade de lixo orgânico produzido rejeitado pelas
famílias. O resíduo orgânico não é jogado separado do lixo seco, causando
contaminação e poluição do solo e da água. Descartados dessa forma a matéria
prima utilizada na produção das embalagens não podem ser recicladas e
reaproveitadas.
Esse trabalho teve o intuito de contribuir para a formação de uma
comunidade mais sustentável, onde as pessoas sejam capazes de cuidar das
relações que estabelecem umas com as outras, com a natureza e com os lugares
onde vivem.
Nesse sentido, foram realizadas ações de conscientização em relação a
produção, coleta e destinos do lixo embasadas nos princípios dos 4Rs (
reciclar, reduzir, reutilizar e repensar). Acredita-se que não basta apenas
reciclar e reutilizar também é necessário repensar antes de consumir para que
realmente ocorra a redução do volume do lixo produzido.
Esse trabalho foi desenvolvido com os alunos do 9º D, do período
matutino, do Colégio Estadual Professor Júlio Mesquita, localizado no bairro
Jardim da Américas, na cidade de Curitiba – PR, com a orientação dos
professores de Ciências e Geografia.
Os alunos foram desafiados a pensar,
discutir, refletir e elaborar as ações que seriam implementadas no projeto. Iniciou-se
os trabalhos com pesquisas, estudos e leituras a respeito da necessidade de
reduzir, reciclar, reutilizar e repensar a produção do lixo, a fim de garantir
um planeta mais sustentável para as futuras gerações.
Foi realizada uma
caminhada para observação e registro, através de fotos, do descarte de lixo no
colégio (áreas externas), nos terrenos, nas ruas e na praça próximos ao
colégio. Verificou-se vários tipos de
lixos que poderiam ser reciclados e reaproveitados os quais foram descartados
incorretamente no solo, principalmente em áreas onde existe pouca circulação de
pessoas e longe do campo visual dos alunos.
Também foi realizada
uma visita na Quinta da Videira, localizada no bairro Mossunguê, em Curitiba. Na
Quinta da Videira existe uma grande preocupação em resgatar hábitos e costumes
de nossos antepassados (avós), os quais contribuem para um ambiente mais
sustentável. Nesse local os alunos passaram uma manhã e além de perceber a
função de cada ser vivo no ambiente, também puderam observar e vivenciar diferentes
técnicas de compostagem (no solo e na lixeira viva); vivenciar
como uma casa muito simples e com pouco espaço pode ser sustentável,
aproveitando cerca de três mil quilos de lixo orgânico por mês. Também observaram
e aprenderam como é construída e como funciona a Lixeira Viva. Essa visita
contribui de forma significativa para que os alunos percebessem que além reciclar,
reutilizar e reaproveitar melhor os resíduos domésticos, também é necessário
repensar as atitudes consumistas para que realmente possa ocorrer uma
diminuição do volume de lixo nos lixões e aterros sanitários.
Depois da visita um
grupo de alunos comprou e os outros grupos montaram a lixeira viva utilizando
materiais alternativos (baldes de panificadora). Essa ação possibilitou aos
alunos a oportunidade de realizar e observar essa técnica de compostagem, bem
como registrar os seus resultados.
Não há ilusões que
somente com essas ações ocorra mudanças de hábitos e atitudes. Acredita-se que
são as pequenas ações locais que farão a diferença na garantia da
sustentabilidade do planeta. Sendo
assim, é necessário continuar as ações de conscientização a respeito da redução
e descarte dos resíduos domésticos na escola, pois é nesse espaço que ocorre a
formação do cidadão que irá atuar na sociedade de forma crítica e transformadora.
Referências
JÚNIOR,
L. S., O Lixo e a necessidade de
Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar, Embrapa meio. Disponível em http://www.cnpma.embrapa.br/down_hp/506.pdf.
Acessado
em: 15 de mar. De 2012.
NUNES,
R., O Meio Ambiente e a Sustentabilidade. Disponível em http://www.ecologiaurbana.com.br/conscientizacao/meio-ambiente-sustentabilidade/.
Acessado em 16 de Mar. de 2012.
REVISTA VEJA.
Disponível em http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reciclagem/index.shtml.
Acessado em: 16 de mar. de 2012.
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