REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR O LIXO NA COMUNIDADE ESCOLAR JÚLIO MESQUITA



REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR O LIXO NA COMUNIDADE ESCOLAR JÚLIO MESQUITA
Alessandra Cristina Peres de Souza1
 Nestor viana2
Aline da Costa Miranda3
Alunos do 9º D, Colégio Estadual Prof. Júlio Mesquita4


Com o processo de industrialização surge uma grande preocupação em relação ao lixo, pois a partir desse momento houve aumento na produção de resíduos. O modelo econômico atual, contribui e estimula o desperdício, incentiva o consumo exagerado de produtos industrializados e o uso de embalagens descartáveis não recicláveis feitos com matéria prima retirada da natureza. Isso faz com que aumente a quantidade de lixo descartado incorretamente. Outra preocupação está relacionada à grande quantidade de lixo orgânico produzido rejeitado pelas famílias. O resíduo orgânico não é jogado separado do lixo seco, causando contaminação e poluição do solo e da água. Descartados dessa forma a matéria prima utilizada na produção das embalagens não podem ser recicladas e reaproveitadas.
Esse trabalho teve o intuito de contribuir para a formação de uma comunidade mais sustentável, onde as pessoas sejam capazes de cuidar das relações que estabelecem umas com as outras, com a natureza e com os lugares onde vivem.
Nesse sentido, foram realizadas ações de conscientização em relação a produção, coleta e destinos do lixo embasadas nos princípios dos 4Rs ( reciclar, reduzir, reutilizar e repensar). Acredita-se que não basta apenas reciclar e reutilizar também é necessário repensar antes de consumir para que realmente ocorra a redução do volume do lixo produzido.
Esse trabalho foi desenvolvido com os alunos do 9º D, do período matutino, do Colégio Estadual Professor Júlio Mesquita, localizado no bairro Jardim da Américas, na cidade de Curitiba – PR, com a orientação dos professores de Ciências e Geografia.
Os alunos foram desafiados  a pensar, discutir, refletir e elaborar as ações que seriam implementadas no projeto. Iniciou-se os trabalhos com pesquisas, estudos e leituras a respeito da necessidade de reduzir, reciclar, reutilizar e repensar a produção do lixo, a fim de garantir um planeta mais sustentável para as futuras gerações.  
Foi realizada uma caminhada para observação e registro, através de fotos, do descarte de lixo no colégio (áreas externas), nos terrenos, nas ruas e na praça próximos ao colégio.  Verificou-se vários tipos de lixos que poderiam ser reciclados e reaproveitados os quais foram descartados incorretamente no solo, principalmente em áreas onde existe pouca circulação de pessoas e longe do campo visual dos alunos.
Também foi realizada uma visita na Quinta da Videira, localizada no bairro Mossunguê, em Curitiba. Na Quinta da Videira existe uma grande preocupação em resgatar hábitos e costumes de nossos antepassados (avós), os quais contribuem para um ambiente mais sustentável. Nesse local os alunos passaram uma manhã e além de perceber a função de cada ser vivo no ambiente, também  puderam observar e vivenciar diferentes técnicas de compostagem (no solo e na lixeira viva); vivenciar como uma casa muito simples e com pouco espaço pode ser sustentável, aproveitando cerca de três mil quilos de lixo orgânico por mês. Também observaram e aprenderam como é construída e como funciona a Lixeira Viva. Essa visita contribui de forma significativa para que os alunos percebessem que além reciclar, reutilizar e reaproveitar melhor os resíduos domésticos, também é necessário repensar as atitudes consumistas para que realmente possa ocorrer uma diminuição do volume de lixo nos lixões e aterros sanitários.
Depois da visita um grupo de alunos comprou e os outros grupos montaram a lixeira viva utilizando materiais alternativos (baldes de panificadora). Essa ação possibilitou aos alunos a oportunidade de realizar e observar essa técnica de compostagem, bem como registrar os seus resultados.
Não há ilusões que somente com essas ações ocorra mudanças de hábitos e atitudes. Acredita-se que são as pequenas ações locais que farão a diferença na garantia da sustentabilidade do planeta.  Sendo assim, é necessário continuar as ações de conscientização a respeito da redução e descarte dos resíduos domésticos na escola, pois é nesse espaço que ocorre a formação do cidadão que irá atuar na sociedade de forma crítica e transformadora.

Referências
JÚNIOR, L. S., O Lixo e a necessidade de Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar, Embrapa meio. Disponível em http://www.cnpma.embrapa.br/down_hp/506.pdf.
Acessado em: 15 de mar. De 2012.

NUNES, R., O Meio Ambiente e a Sustentabilidade. Disponível em  http://www.ecologiaurbana.com.br/conscientizacao/meio-ambiente-sustentabilidade/. Acessado em 16 de Mar.  de 2012.

REVISTA VEJA. Disponível em http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reciclagem/index.shtml. Acessado em: 16 de mar. de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário